Praia de Copacabana

Praia de Copacabana

Rio de janeiro possui um dos bairros mais turísticos do estado, o bairro de Copacabana, que é um dos mais badalos e que possui uma população flutuante muito grande, e recebe um número altíssimo de turistas e nativos que são atraídos por eventos de grande porte como jogos de praia e shows praticamente todos os dias. Onde quer que haja muitas pessoas sendo ou não turistas, é um lugar tentador para os ladrões. Locais que atraem grandes públicos são os mais visados pelos ladrões, isso por que, a maioria dos turistas possuem bens de alto valor, como câmeras, celulares e em sua imensa maioria estão com dinheiro em espécie. Isso explica parte do motivo do elevado índice de roubos a esse público em especifico ”. O secretário de turismo acrescentou também que os roubos de rua representaram 30% dos registros policiais diários. Segundo ele, os maiores incidentes são os crimes oportunistas, ou seja, ataques rápidos, pontuais e mais complexos, que muitas vezes não é possível nem identificar o meliante.

O jornal O Dia publicou que graças à Polícia Militar e à Polícia Civil, no dia 1º de junho, foi preso Caio Vinício Miranda Modesto, conhecido como Chapisco, integrante de uma quadrilha especializada em roubos de turistas. A prisão foi na estação BRT de Marapendi, na Barra da Tijuca.

Ainda segundo o secretário de Turismo do Rio de Janeiro, como a maioria das vítimas são turistas que normalmente permaneceram na cidade em média quatro dias após o roubo. Com isso o roubo acaba não sendo notificado as autoridades, o que poderia elevar ainda mais o índice de ataques a turistas na região, eles não querem se dirigir a delegacia do turista pela demora do atendimento e a dificuldade do reconhecimento dos meliantes, já que se trata de uma ação rápida. Isso também ocorre por que os turistas não querem perder tempo de viagem na delegacia e desejam curtir o máximo. Os moradores de Copacabana relatam viver com muito medo no bairro, e reclamam da falta de segurança mesmo com bastante policiamento. Alguns moradores relatam também serem vítimas dos delinquentes e muitos já se tornaram vítimas recorrentes dos assaltantes.

R7 relatou roubo na orla da praia de Copacabana por dois bandidos de um homem que ficou inconsciente. Os ladrões roubaram todos os seus pertences.

O delegado que cuida da área acrescentou que além do público turístico em questão, existem outros fatores que fazem com que Copacabana tenha maior registro de roubos, a facilidade de transporte público é um desses fatores, já que normalmente os criminosos são de outros bairros onde a polícia atua com mais presença, fazendo com que os bandidos migrem para uma região de maior facilidade de fuga. As ruas da região são bem conhecidos pelos marginais, pois existe muitas avenidas largas que facilitam a fuga. Com tudo isso, o Secretário afirma que a deficiência de policiais na corporação para a fiscalização desses bairros, também implica para a vulnerabilidades dos turistas e também dos moradores. O delegado trabalha com sua equipe para deter esses criminosos e trazer mais segurança para a população turísticas e seus moradores.