Motocicleta

Motocicleta

Devido à pandemia do covid-19, o Estado de São Paulo teve uma queda significativamente no número de roubo de motos. É o que aponta a investigação realizada pela Fundação Escola de Negócios Álvares Penteado em parceria com a Tracker marca da empresa automotiva Chevrolet. A partir de análises feitas pelo boletim de ocorrência registrados na Secretaria Nacional de Segurança Pública esses registros é apenas uma parcela dessa análise. Guarulhos é a cidade com maior índice de furto de moto na região da Grande São Paulo. De março a agosto de 2020, houve em média 970 roubos a cada mês, sendo uma redução de 14,16% em comparação com a média de roubos no mesmo período de 2019. No último semestre teve uma média de 1.000 roubos de veículos, o que representa uma redução média por mês em relação ao mesmo período de 2019. Os furtos acontecem geralmente no turno da noite quando as vítimas estão retornando para suas casas após a jornada de trabalho.

O coordenador de operações do Grupo Tracker, alertou as autoridades que muito provável que tenha aumento nos números de roubos a moto nos últimos meses. “No geral, para que esse índice seja menor do que no período anterior à crise sanitária, o comandante da operação utiliza rastreadores que demonstram que os números ainda são altos em comparação a outras cidades da grande capital. Mesmo durante a pandemia, os furtos em São Paulo têm apresentado um aumento bem assustador, apesar das autoridades desempenharem 'Todos os esforços para deter e controlar as ações dos bandidos, o número de veículos roubados vem aumentando significativamente após o início da pandemia, segundo o Secretário de segurança pública do estado de São Paulo, esses números não surpreende as autoridades dessas cidades.

As cinco cidades mais perigosas e com maior número de ocorrências do estado de São Paulo no ano de 2020, que que tem o maior indicador de furtos e roubos no primeiro trimestre de 2021 de São Paulo são; Campinas, São Bernardo, Santo André e Guarulhos. “O número de registros está diretamente relacionado ao tamanho da população e à quantidade de veículos dessas cidades, sendo que São Jose dos Campos ocupa a 13° posição da região mais populosa da Capital, além de Diadema que também apresenta um elevado grau de periculosidade no estado, relacionado a roubos e furtos d e veículos.