Rio de Janeiro

Operação policial em Rio de Janeiro

Nos primeiros cinco meses de 2021, o Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro apreendeu um total de 3.136 armas, das quais 190 eram fuzis. Essas armas pertenciam a criminosos que praticavam furtos e roubos nas ruas da cidade. Entre as armas apreendida, 30 fuzis foram recuperados apenas em maio deste ano. Essas informações foram passadas através das atualizações dos dados fornecidos pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), as atualizações foram publicadas no último de (23) referente ao mês maio. Durante as investigações, a polícia conseguiu apreender mais 600 armas e 30 eram fuzis.

Mesmo com o elevado número de armas apreendida nos 5 primeiros meses de 2021, o Instituto de Segurança Pública (ISP) relata que em comparação a maio de 2020, houve uma queda no número de delitos cometidos nas ruas da cidade do Rio de Janeiro no mesmo período, onde chegou a uma queda de 10% em comparação ao mesmo período de 2021. Ainda nesta mesma análise feita pelo (ISP) foi possível comprar o número de roubos a veículo do mesmo período que o ano anterior, ou seja, mesmo com toda essa quantidade de armas apreendida a criminalidade não esteve tão presente nas ruas do Rio de Janeiro. Com tudo, a estatística de crimes violentos, letais e intencionais que engloba homicídio doloso, culposo, latrocínio, banais e motivo torpe mostrou uma queda de um pouco mais de 8% em comparação ao mesmo período do ano 2020.

Um dos destaques da publicação também é referente ao número de homicídio cometidos na cidade. Desde o início do trabalho de investigação para prender criminosos com relação ao tráfico de drogas no RJ, esses dados ainda são menos desde o ano de 1991, sem falar que com a operação realizada na favela do Jacarezinho que terminou com 28 bandidos morto em confronto com a polícia, a taxa de homicídios chegou a menos 15% em comparação as dos últimos anos. Maio de 2021 também é um decréscimo de 3% em relação a maio do ano passado. Este também é o valor mais baixo do mês desde 1991. Os dados acumulados e os dados de maio desses indicadores são os mais baixos desde 1999. Diante do cenário, o (ISP) adota medidas medida de inteligência para combater o tráfico de drogas assim como também, impedir que os criminosos tenham acesso aos armamentos e inibir ações de bandidos na cidade do Rio de Janeiro.